Consolação é um distrito da região central da cidade de São Paulo e uma das regiões históricas e culturais mais importantes da cidade. O bairro também é o nome da rua principal (em formato de avenida) deste distrito. Sua origem distante é a da ligação da antiga cidade de São Paulo com a Estrada para Sorocaba. Onde hoje está localizada a Igreja Nossa Senhora da Consolação, situava-se o fim extremo da cidade de São Paulo, marcado por uma pequena capela que oferecia apoio religioso aos viajantes.
Compreende parte do bairro de Vila Buarque, onde estão sediados a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) e o Centro Universitário Maria Antonia; parte do bairro de Cerqueira César, onde está o Colégio São Luís. Também estão dentro do distrito os bairros nobres de Higienópolis e do Pacaembu, onde fica o estádio Paulo Machado de Carvalho. Nele, também estão situadas a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Fundação Armando Álvares Penteado.
No início, o bairro era constituído de casas modestas, até que chegaram os barões do café com seus grandes casarões e mansões, mudando por completo a paisagem. Depois, o local começou a ser procurado pelos novos-ricos brasileiros, os imigrantes enriquecidos no comércio, passando a ser um tradicional reduto de intelectuais e de famílias descendentes dos grandes cafeicultores do início do século XX, que construíram grandes mansões e casarões na região. Pouco a pouco, foram erguidos prédios em todo o bairro e alguns desses casarões foram preservados e tombados pelo patrimônio histórico.
Hoje, além de inúmeros restaurantes e bares muito tradicionais, a área da Consolação é rica em atrações de cultura e lazer, incluindo Biblioteca Monteiro Lobato na Consolação, Espaço Itaú de Cinema na Consolação, Museu da FAAP na Consolação, Parque Buenos Aires na Consolação, Parque Mario Covas na Consolação, Passagem Literária na Consolação, SESC Consolação, Shopping Frei Caneca, Teatro de Arena Eugênio Kusnet na Consolação, Tom Jazz, entre outras.
O distrito é atendido pelas linhas 2 (Verde) do Metrô de São Paulo e linha 4 (Amarela).